A Rota do Românico

Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores.

São 58 monumentos, distribuídos por três percursos de visita, "Vale do Sousa", "Vale do Douro" e "Vale do Tâmega", em 12 municípios, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende, descubra uma Rota de monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV.

A Casa Valxisto – Country House está inserida no percurso de visita do Vale do Sousa, na proximidade de vários monumentos, entre eles o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, Mosteiro de São Pedro de Cête, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, entre outros.

Este legado transporta-o para a fundação da Nacionalidade e ilustra a importância deste território na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

Para mais informações a Rota disponibiliza uma aplicação mobile que apresenta, de forma geolocalizada, os seus monumentos e a oferta turística da região ou aceda a www.rotadoromanico.com.