Festividades e Eventos

Festa do Caldo de Quintandona

A aldeia de Quintandona é um lugar da Freguesia de Lagares, concelho de Penafiel. É uma aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitetura singulares. As características arquitetónicas (a combinação do xisto, com granito amarelo e ardósia), e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, justificam a fervorosa procura deste local.

A paixão pela aldeia rural preservada de Quintandona uniu todos os habitantes em prol de um único objetivo: dar a conhecer Quintandona ao mundo. Uniram esforços e criaram “A Festa do Caldo”. É uma festa de rua que tem lugar dentro do perímetro da aldeia, realiza-se todos os anos no terceiro fim-de-semana de Setembro. Combina momentos de animação cultural com a típica e deliciosa gastronomia da região.

Este evento tem crescido de ano para ano, sendo que em 2013 recebeu a visita de cerca de 18 mil pessoas.

Festa da Flor

A Festa da Flor é um projeto da Associação Empresarial de Penafiel e realiza-se anualmente em Maio. Tem a duração de três dias e ocorre no centro histórico da cidade. Este projeto promove a floricultura do Concelho e dinamiza o comércio tradicional da zona histórica.

AGRIVAL

A AGRIVAL é uma feira agrícola, a maior do norte de Portugal que tem como finalidade dar a conhecer as potencialidades do concelho. Realiza-se anualmente entre o mês de Agosto e Setembro e tem a duração de dez dias. Numa uma área de 25.000 m² podemos encontrar produtos agrícolas, maquinaria, gado, artesanato, moda, serviços e tecnologia. A par de toda esta diversidade os visitantes podem ainda desfrutar da gastronomia, música e entretenimento, colóquios e concursos de produtos típicos. A feira atrai anualmente uma média de 120 mil pessoas e já se realiza há mais de trinta anos.

S. Martinho

A festa de S. Martinho realiza-se anualmente de 10 a 20 de Novembro. Esta romaria secular tem como particularidade a prova do vinho novo, vinho da última colheita e as castanhas assadas, que não faltam por estes dias na cidade de Penafiel. Os visitantes também podem degustar as famosas tortas de S. Martinho e outras iguarias, comprar ou apreciar vestuário, calçado, ferragens, ferramentas, maquinaria agrícola, gado e artesanato.

S. Martinho é o santo padroeiro da freguesia de Lagares da qual faz parte a aldeia rural preservada de Quintandona e celebra-se no dia 11 de Novembro.

Corpo de Deus

Penafiel celebra o Corpo de Deus há mais de 240 anos com uma imponente procissão.