A QUINTA

Uma quinta outrora de criação de gado bovino, hoje cultivam-se produtos hortícolas e frutícolas que permitem a produção de compotas (abóbora, framboesa, morango e cebola), geleia de morango, marmelada e licor de medronho. A confeção dos nossos pratos, também é enriquecida com a utilização destes deliciosos produtos.

É praticada uma agricultura sustentável onde é incentivado o turismo participativo, uma vez que a Casa Valxisto – Country House permite a participação dos hóspedes nas tarefas agrícolas e na alimentação dos animais da Quinta.

A HORTA

“Da Quinta para a mesa…”

Na nossa horta, produzimos hortícolas, e a frescura destes produtos é servida à mesa do nosso restaurante, pois são colhidos e levados diretamente da horta para a nossa cozinha para servirem de base na confecção dos nossos pratos.

Os nossos hóspedes podem juntar-se a nós na colheita dos alimentos que vão degustar na sua refeição…

OS ANIMAIS

Para encanto dos mais pequenos e graúdos recomendamos uma caminhada pela Quinta à descoberta de aves, flores, plantas, riachos, e uma visita demorada aos animais domésticos da quinta, usufruindo da experiência de os alimentar…

PLANTAÇÕES

Os hóspedes podem estar em contacto com a nossa extensa plantação de mirtilos que tem um ciclo vegetativo muito bonito desde a floração em que a cor predominante é o branco, frutificação com os tons verdes e a queda das folhas com as cores quentes outonais. Podem também participar na colheita, comer e levar para casa os deliciosos frutos.

A vinha com castas de uvas de Vinho Verde, como não podia deixar de ser, permite uma pequena produção deste néctar refrescante e aromático. Entre meados de setembro e o início de outubro, os nossos hóspedes podem apanhar uvas para comer e participar na animada tarefa agrícola da vindima.

Na Quinta, existem várias árvores de fruto, macieiras, laranjeiras, tangerineiras, pereiras, pessegueiros, diospireiros, figueiras, marmeleiros, nespereiras, que nos seus ciclos de produção fornecem frutos deliciosos e que os hóspedes podem saborear e levar para casa; esta grande variedade permite também a confeção de iguarias (geleias, compotas, marmelada) servidas no pequeno-almoço dos nossos hóspedes…