A REGIÃO
O concelho de Penafiel situa-se no distrito do Porto, numa zona interfluvial demarcada pelos rios Tâmega e Sousa que afluem para o rio Douro.
É a segunda cidade mais antiga do norte do país, com mais de 250 anos. Localidade conhecida até ao século XVIII pelo nome Arrifana de Sousa.
Penafiel oferece tradição, património, tipicidade, paisagem e sabores únicos.
A história arquitetónica e natural deixou marcas visíveis na região que possibilita aos visitantes uma experiência cultural e paisagística memorável. Prova disto são: a Rota do Românico, os percursos pedestres por antigos caminhos rurais no meio da natureza, os moinhos recuperados (ciclo do pão) e as aldeias rurais preservadas como a aldeia de Quintandona, classificada como Aldeia de Portugal.
A gastronomia regional pode ser degustada em restaurantes locais ou na Casa Valxisto – Country House onde o cozido à portuguesa, as típicas sopas secas, o cabrito assado no forno são algumas das iguarias a saborear acompanhadas pelo vinho verde da região ou o vinho maduro do Douro.
Fundado em 1948, o Museu Municipal de Penafiel, situa-se no centro histórico da cidade. Atualmente conta com diversas extensões, entre elas a aldeia rural preservada de Quintandona. Dotado de uma forte componente multimédia, foi nomeado em 2010 para prémio “Melhor Museu Europeu do Ano” e no mesmo ano foi considerado o melhor museu português.
A cerca de 8km da Casa localiza-se o Castro de Monte Mozinho ou Cidade Morta de Penafiel. Foi um povoado castrejo de época romana, fundado no século I DC.
Fortificado com duas linhas de muralhas, e com cerca de 22 hectares, apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou rectangular.
Destaque, ainda, para a muralha do século I, em cuja entrada se encontravam duas estátuas de guerreiros galaicos. O topo do castro é coroado pela acrópole, delimitada por um espesso muro e estéril em construções interiores. Aí se desenrolariam actividades diversas, como jogos, assembleias, mercado, etc…
As escavações no Castro de Monte Mozinho tiveram início em 1943, podendo o espólio ser visto no Museu Municipal de Penafiel.
A proximidade do Douro oferece a oportunidade de se deslumbrar com as paisagens dos vinhedos num passeio de barco ou comboio; almoçar com vista sobre as vinhas; sentir a história através dos melhores vinhos do mundo e no final do dia, regressar à tranquilidade da Casa Valxisto – Country House inserida na aldeia preservada de Quintandona.
A Casa Valxisto – Country House localiza-se no meio de três locais classificados como património da Humanidade, o centro histórico da cidade do Porto, o centro histórico da cidade de Guimarães e a região do Douro vinhateiro, sendo o local ideal para partir à descoberta…
A ALDEIA DE QUINTANDONA
Habitada desde os primórdios da civilização portuguesa, a Aldeia rural preservada de Quintandona é um lugar da freguesia de Lagares e Figueira, concelho de Penafiel. Está classificada como “Aldeia de Portugal”, sendo uma aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitetura singulares. As suas características arquitetónicas, que combinam o xisto/ ardósia com o granito amarelo, e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, justificam a fervorosa procura deste local.
A Aldeia é um núcleo vivo do Museu Municipal de Penafiel.
A ROTA DO ROMÂNICO
Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores.
São monumentos distribuídos por três percursos de visita, “Vale do Sousa”, “Vale do Douro” e “Vale do Tâmega”, em 12 municípios, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Descubra uma Rota de monumentos românicos, erguidos entre os séculos XI e XIV.
A Casa Valxisto – Country House está inserida no percurso de visita do Vale do Sousa, na proximidade de vários monumentos, entre eles o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, Mosteiro de São Pedro de Cête, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, entre outros.
Este legado transporta-o para a fundação da Nacionalidade e ilustra a importância deste território na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.
Para mais informações a Rota disponibiliza uma aplicação mobile que apresenta, de forma geolocalizada, os seus monumentos e a oferta turística da região ou aceda a www.rotadoromanico.com.
A ROTA DO VINHO VERDE
O vinho verde é único no mundo pelos seus sabores e aromas, sendo o resultado das castras cultivadas e das características ambientais regionais. A rota do vinho verde tem os seus limites na região demarcada dos vinhos verdes e abrange 49 concelhos do Noroeste de Portugal, que proporcionam a visita a locais inteiramente diferentes quanto à história, cultura e paisagem. Faculta aos visitantes a possibilidade de conhecer um pedaço de Portugal, através do vinho e claro da sua cultura.
De notar que esta rota nos proporciona momentos únicos de degustação de vinhos e gastronomia, transportando-nos ao longo dos anos através da história de Portugal, nas Cidades Património da Humanidade e numa panóplia de monumentos de várias épocas.
Em Penafiel, localiza-se um dos maiores produtores de vinho verde, a Quinta da Aveleda. Aqui pode passear pelos seus magníficos jardins e fazer uma prova de vinhos e queijos (serviço sujeito a marcação).
Para mais informação visite rota.vinhoverde.pt ou www.vinhoverde.pt.
FESTIVIDADES E EVENTOS
Festa do Caldo de Quintandona
A paixão pela aldeia rural preservada de Quintandona uniu todos os habitantes em prol de um único objetivo: dar a conhecer Quintandona ao mundo. Uniram esforços e criaram “A Festa do Caldo”. É uma festa de rua que tem lugar dentro do perímetro da aldeia, realiza-se todos os anos no terceiro fim-de-semana de setembro. Combina momentos de animação cultural com a típica e deliciosa gastronomia da região.
Festa da Flor
A Festa da Flor é um projeto da Associação Empresarial de Penafiel e realiza-se anualmente em maio. Tem a duração de três dias e ocorre no centro histórico da cidade. Este projeto promove a floricultura do Concelho e dinamiza o comércio tradicional da zona histórica.
AGRIVAL
A AGRIVAL é uma feira agrícola, a maior do norte de Portugal que tem como finalidade dar a conhecer as potencialidades do concelho. Realiza-se anualmente entre o mês de agosto e setembro e tem a duração de dez dias. É uma feira onde podemos encontrar produtos agrícolas, maquinaria, gado, artesanato, moda, serviços e tecnologia. A par de toda esta diversidade os visitantes podem ainda desfrutar da gastronomia, música e entretenimento, colóquios e concursos de produtos típicos. A feira atrai anualmente uma média de 120 mil pessoas e já se realiza há mais de trinta anos.
S. Martinho
A festa de S. Martinho realiza-se anualmente de 10 a 20 de novembro. Esta romaria secular tem como particularidade a prova do vinho novo, vinho da última colheita e as castanhas assadas, que não faltam por estes dias na cidade de Penafiel. Os visitantes também podem degustar as famosas tortas de S. Martinho e outras iguarias, comprar ou apreciar vestuário, calçado, ferragens, ferramentas, maquinaria agrícola, gado e artesanato.
S. Martinho é o santo padroeiro da freguesia de Lagares da qual faz parte a aldeia rural preservada de Quintandona e celebra-se no dia 11 de novembro.
Corpo de Deus
Penafiel celebra o Corpo de Deus há mais de 240 anos com uma imponente procissão, sinal da forte crença religiosa das gentes da terra.